terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma visão acerca do bullying

Selando a parceria entre a Coordenadoria do Direito Educacional – OAB-SP e da ASPPER - Associação de Professores e Pesquisadores em Educação e Religião, a psicóloga e advogada Lídia Gallindo, membro da Coordenadoria, e a filósofa e pedagoga, Viviane Cristina Cândido, diretora da ASPPER, deram entrevista, na última sexta-feira, 20/05, no programa Web Divã, apresentado pela também psicóloga Renata Antonelli, exibido na internet pela ALLTV.

Neste, Lídia e Viviane debateram acerca do bullying com um olhar diferenciado, por conta da diferente formação e do olhar ampliado pela multiplicidade. Conheça essa abordagem:

Para baixá-lo em seu computador basta acessar o link, clicar em download now e, após o tempo necessário, clicar em download file now.

Um comentário:

  1. O que foi falado é o que vejo nos discursos de pais e professores. Sinto que hoje há uma necessidade imensa de nomear o "problema" do outro na tentativa de encaminhá-lo para o profissional competente. Veja que essa determinação é dada por aquele que primeiro se vê na situação de enfrentar o tal "problema". É a mesma visão "em partes" que a ciência utiliza, e se for preciso "montar" o aluno dividido, teremos um Frankestein. Ou então, para que esse nome dê conta da angústia de lidar com algo que muitas vezes não se sabe bem o que é e nem como lidar. Entendo que seja importante uma multidisciplinariedade na equipe, porém com o intuito da soma de diferentes visões. E até mesmo em escolas que tem alguma religião na grade, valores e fundamentos são confundidos. A disciplina religião muitas vezes tem caráter de expansão, sabe? Ou então tem-se história das religiões na tentativa de fundamentar que a escolhida é a melhor. Vejo que a grande mudança está em levar para as escolas a ideia que falar sobre religião não significa professar uma determinada fé, e sim acreditar em um Criador (tenha Ele o nome que for) e que valores são necessários independentemente disso. Não vivemos sem eles. E muitas vezes eles coincidem com o que determinada doutrina diz, mas eles vem muito antes...

    ResponderExcluir