segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Machado de Assis

Dedicamos uma página inteira de nosso site em busca de analisar o Mal e a Condição Humana nas obras do grande autor brasileiro, Machado de Assis. Talvez não cheguemos a compreende-lo de fato - isso nos parece pretensão - mas possivelmente poderemos nos aproximar de sua intensa e profunda conexão com a alma humana e suas fraquezas.

"Peço desculpas por  ter a pretensão de me  aproximar da linguagem  machadiana. Faço isso porque me deixo  levar pelo seu estilo humorado e irônico, com o qual me deleito e pelo qual entendo mais facilmente coisas que me seriam tão difíceis ditas de outro modo o que, aliás, põe adiante a literatura em relação aos compêndios filosóficos. Também porque a ironia e o 
riso são mais amigos do tempo. [...]
Também peço desculpas a vocês, ouvintes, por ler, por não tomar aqui a liberdade de falar livremente. Não o faço porque, por um lado meu que aspira à 
nobreza de caráter, entendo que minha liberdade os afrontaria visto que me perderia no tempo, e o tempo, como o descreve Brás Cubas em suas memórias, vai nos fugindo em forma de anos, que vão caindo como as fileiras de cartas de jogar encurvadas, com as quais ele brincava em pequeno. Apresso-me, pois vejo que já caíram algumas cartas desses meus minutos..."
Viviane Cristina Cândido


Nenhum comentário:

Postar um comentário