segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"É muito difícil apresentar a realidade do ER no Brasil ou no mundo. Concorrem para isso três fatos: o primeiro, o de que a legislação é invariavelmente diferente de sua implementação na prática; o segundo que a prática é extremamente localizada, de tal modo que podemos observar variações muito significativas tanto em lugares próximos – escolas de um mesmo bairro, quanto, e mais ainda, em realidades distantes como escolas de bairros e cidades diferentes, ensino municipal e estadual, por exemplo; finalmente, o fato de que precisamos sempre considerar os critérios utilizados para a análise do observador bem como o lugar de onde fala – a descrição da realidade do ER no Rio de Janeiro, por exemplo, é muito diferente quando feita por uma professora concursada da rede pública estadual, com formação em Ciências da Religião, experiência em sala de aula e evangélica do que de uma estudiosa da questão, do ponto de vista da legislação, que descreve a realidade do ER do Rio de Janeiro, segundo a lei e a mídia. Portanto, já na proposta de apresentar a  realidade num panorama tão amplo há controvérsias."

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