sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Release e fotos do I Seminário OAB sobre Ensino Religioso


I SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO RELIGIOSO
“SUAS CONTROVÉRSIAS: UMA ABORDAGEM MÚLTIPLA A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE”

A Comissão do Jovem Advogado da OAB - SP, por meio da Coordenadoria de Direito Educacional, sob a responsabilidade da Dra. Fernanda Pimenta, e com o apoio da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB, presidida pela Dra. Damaris Moura, realizaram no último dia 13 de agosto, o I Seminário sobre Ensino Religioso, no salão nobre da seccional paulista da OAB.

O Seminário apresentou as principais discussões relativas ao ER – Ensino Religioso como parte do currículo da Educação Básica, bem como aquelas relativas às relações entre o Estado e a Religião, seguidas de uma proposta epistemológica para um ER que atenda, de um lado, as exigências da pluralidade religiosa e de uma educação que acontece em meio às diferenças e, de outro lado, de educandos que vivenciam experiências religiosas, de afirmação e de negação e, ao mesmo tempo, necessitam de informação para reconhecerem tentativas fundamentalistas, tanto das religiões quanto das instituições ligadas ao Estado.
Este Seminário contou, ainda, com a parceria da ASPPER – Associação de Professores e Pesquisadores em Educação e Religião, do Lab_Arte, da Faculdade de Educação da USP e da Diálogo – Revista do Ensino Religioso, da Paulinas Editora, que enriqueceu ainda mais o evento.

O sucesso do evento se revelou pela participação não só de advogados e estudantes de direito, mas também por pesquisadores, professores da rede pública e particular, representantes de diversas entidades religiosas, além de professores e pesquisadores do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, que vieram a São Paulo para prestigiarem a iniciativa da OAB.

O programa completo com os nomes e mini-currículo dos palestrantes, bem como as fotos do evento podem ser visualizados no blog da coordenadoria (www.direitoeducacionaloabsp.blogspot.com)

O II SEMINÁRIO já está agendado para ocorrer ainda neste segundo semestre na cidade de Mogi das Cruzes, com o apoio e participação da Comissão de Liberdade Religiosa da subseção da OAB, presidida pela Dra. Anderly Ginane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário