domingo, 14 de agosto de 2011

Obrigada sempre e de coração!!!!!!!!!!

No último sábado, 13 de agosto de 2011, realizamos o I Seminário sobre Ensino Religioso, promovido pela Coordenadoria do Direito Educacional da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP, com o apoio da ASPPER - Associação de Professores e Pesquisadores em Educação e Religião, do Lab_Arte, da Faculdade de Educação da USP, da Diálogo - Revista do Ensino Religioso, da Paulinas Editora e da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP!!!
O sucesso do evento pode ser constatado no número de participantes e, principalmente, pela permanência num evento que se estendeu até quase duas horas da tarde!!! Quero agradecer aos participantes, inclusive e de maneira especial, aos que vieram de outros Estados, pela dedicação e empenho de todos e dizer que espero, com todo o meu coração, que tenha valido a pena...
Quero agradecer à Dra. Damaris Dias Moura Kuo, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, em quem descobri uma amiga de caminhada, pessoa sensível ao fato de que as  questões religiosas atingem pessoas de carne, osso e alma, às quais precisamos estender a mão! 
Ao Professor Dr. Jair Militão, meu professor no Mestrado, a quem devo os primeiros questionamentos e direcionamento para uma pesquisa consistente em Ensino Religioso! Estendo aqui, como não poderia deixar de ser, minha gratidão ao Professor. e exemplo de vida, Dr. José J. Queiroz, meu orientador no Mestrado e Mestre de sempre!
Ao Professor Dr. João Gualberto, em quem também descobri um amigo de caminhada, preocupado com a explicitação de conceitos importantes, como Educação, Escola, Religião, Religiosidade presentes na Legislação do Direito Educacional e, em particular, do Ensino Religioso!
Á Dra. Lídia Gallindo, amiga sensível às questões pertinentes às relações humanas no ambiente de relações que é a escola!
À Professora Rita Maria da Silva Stella, amiga de tantos anos e batalhadora do Ensino Religioso, dedicada ao trabalho voluntário de formação de professores de ER, inestimável testemunho e exemplo a quem procuro, humildemente, seguir os passos!
Ao Professor Marco Antonio Moraes, amigo de tantos anos e batalhador incansável do ER, como professor, como pesquisador, como meu amigo-conselheiro de todas as horas!
À Dra. Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta, a quem devemos tudo porque foi a mentora, organizadora, juntamente com a Comissão de Direito Educacional da OAB/SP, do evento! Mas antes de tudo, a profissional e pessoa humana que, tendo me conhecido em outros trabalhos, me fez o convite para pensarmos este Seminário, abriu portas, passou a fazer parte da ASPPER, fazendo-se nossa amiga inestimável de caminhada, sobre quem Marco, Rita e eu nos perguntamos como conseguimos chegar até aqui sem a presença dela!
Ao Professor Dr. Marcos Ferreira Santos, meu orientador e amigo que me abre portas e me acompanha nos caminhos para os quais elas abrem, que desde sempre reconheceu o meu trabalho e se pos ao meu lado, incondicionalmente, para fortalecer o caminho da pesquisa e da ação em ER, que entendeu como possível!
Ao amigo Dr. Roberto Gallego, amigo do NEMES, com quem divido a alegria de participar dos estudos e pesquisas, sob a cooordenação do Professor Dr. Luiz Felipe Pondé, orientador e amigo a quem agradeço por tudo, principalmente por abrir horizontes de novos conhecimentos e me apresentar Franz Rosenzweig, autor ao qual dedico meus estudos e que sustentou minha pesquisa rumo a uma epistemologia para o Ensino Religioso! Ao amigo Roberto Gallego agradeço o testemunho de humildade no saber e por compartilhar meus projetos!
Aos amigos da Comissão do Direito Educacional, grupo recente e com o qual já me encontro, e demais membros da OAB/SP por toda dedicação na realização desse evento!
Aos meus alunos queridos, tantos presentes e mesmo os ausentes, amigos de tantos lugares que passei, agradeço por sempre me desafiarem e não me permitirem me acomodar!
Aos demais membros da Associação de Professores e Pesquisadores em Educação e Religião e à amiga e anterior presidente Professora Nerva Gerbi Magrini de Lima, que me convidou para o desafio de continuar sua caminhada de trabalho incansável pelo ER no Estado de São Paulo!
À Paulinas Editora, na pessoa da Ir. Ivonete Kurten, amiga e incentivadora de tantos anos,  com quem aprendi a trabalhar em Revistas, atuando na Diálogo - Revista do Ensino Religioso!
À Ir. Roseane do Socorro Gomes Barbosa, atual Diretora de Redação da Diálogo - Revista do Ensino Religioso, amiga recente, incansável, pesquisadora do ER, que preparou Revistas para serem distribuídas para os presentes!
Aos professores e amigos Professor Dr. Marcos Ferreira Santos e Professora Dra. Eunice Simões Lins Gomes, autores do livro Educação e Religiosidade - imaginários da diferença, que também cederam livros para distribuição!
À Revista Interações - Cultura e Comunidade, da Faculdade Católica de Uberlândia, na pessoa da amiga Vani Terezinha de Rezende, que também cedeu exemplares!
Ao Dr. Roberto Gallego que também trouxe livros para distribuição!
Ao meu Pai, hoje é Seu Dia, a quem perdemos recentemente, por tudo...
À Deus, que desde sempre, traçou o caminho...
Aos exemplos de misericórdia e generosidade que resultaram não num seminário e sim numa Festa!
Depois de 24 anos de dedicação ao Ensino Religioso, à Educação, escolar e universitária, no Estado de São Paulo posso dizer, graças a esse abençoado Seminário, que tive a Graça de olhar o trabalho de uma vida e ver que foi bom! Como me seria possível não agradecer, não ser tomada por esse sentimento que praticamente me paralisa, neste domingo em que, sozinha comigo mesma, e reconhecendo todas as minhas limitações, vejo passar as imagens de tudo o que vivi e que, com todas as dores, é a Vida que amo!
Assim, em êxtase de gratidão, inclusive por tantos amigos que não me foi possível citar aqui e também pelos que não foram amigos, mas me deram força para seguir, colocando-me adversidades e sofrimentos, me despeço de todos e sigo para um novo trabalho, agora em João Pessoa, para onde viajo na noite do dia 21 de agosto. A partir de 22 de agosto tenho a honra e a Graça de começar uma caminhada antiga e nova e espero contar com todos vocês, meus amigos, para que São Paulo siga em frente com reflexões arejadas acerca do Ensino Religioso, a fim de que todos lembremos que tratamos sempre de uma comunidade educativa - diretores, coordenadores. professores, funcionários, pais e alunos reais, imersos e sufocados pela modernidade, aos quais poderíamos acompanhar, trazendo das religiões suas maiores contribuições: a confiança e a paz de saberem que Tempo é Deus e que crer ou não crer não nos separa, antes, é possível chegar ao que nos agrega!

Fraterno abraço, obrigada sempre e de coração!!!!!!!!!!
Viviane Cristina Cândido

3 comentários:

  1. Agradeço a Deus a oportunidade que me ofereceu de ser sua aluna e orientanda. Agradeço a você, minha querida professora Viviane,o quanto se dedica a mim e, por conseguinte, ao meu entendimento maior sobre religiosidade e espiritualidade; a minha maior aceitação das fragilidades humanas e, por conseguinte, a conviver melhor no mundo. Grata sempre a você, com desejos de bem estar na nova etapa de vida. Teresa

    ResponderExcluir
  2. Viviane
    Gostei muito de participar (do pouco que pude ficar) e sinto não ter podido ficar até o final. Foi uma iniciativa muito significativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sem você, minha Querida Vivi, este evento não teria sido possível. E como o foi, não teria sido um sucesso se não fosse a mesma condição, sua presença e sua participação do início ao fim. A partir disso, podemos constatar de que o ER é possível também. A OAB, por meio da Coordenadoria de Direito Educacional, da Comissão do Jovem Advogado, é quem lhe agradece. Sua participação e contribuição em nossas discussões e estudos foi marcante e determinante. Em nome da Coordenadoria lhe desejo uma boa estada em João Pessoa e lhe aviso de que não se livrará de nós, Jovens Advogados, assim tão fácil, pois o II Seminário vem aí e esse diálogo com o Direito Educacional apenas começou. Boa sorte e muito sucesso. Fernanda Pimenta.

    ResponderExcluir